domingo, dezembro 12, 2004

Vai um jogo?

Hoje venho aqui, com muita honra e orgulho (como sempre) escrever sobre um tema que me é muito querido, sendo que este texto estava há muito prometido. Pois aqui está ele…um dos magníficos, um dos históricos que ficará para sempre na história do blog
e da componente masculina do 1xis2hs…ou então não!
Venho falar sobre futebol, ou pelo menos é sobre isso que vão ler J
Existem dentro deste fantástico jogo diversos tipos de encontros que acarretam diferentes níveis de motivação, empenho, preparação e até mesmo formas de comemorar os golos muito diferentes. Passo então à sua descrição:

Amigável: Este é um jogo magnífico, em que a pressão é mínima e em que o que importa é o espectáculo e não o resultado. Normalmente é jogado entre campeonatos ou provas importantes mas são várias as equipas que optam por os realizar no meio de campeonatos importantes como forma de «motivar as tropas». Esta política desportiva é por vezes condenada mas há que reconhecer o seu valor na preparação de algumas equipas já que pode reforçar o espírito de equipa e olear mecanismos de jogo para que não haja falhas em jogos com outra responsabilidade.

Campeonato nacional: é a maior responsabilidade de todas as equipas e aquela que permite avaliar o seu desempenho desportivo. É nesta área que a equipa dá tudo e tenta ser mais regular. Por estranho que pareça é nesta prova que um gajo tem (como disse num dia inspirado o Argel) uma pressão do cárálho para ganhar. É de referir que por vezes alguns amigáveis se transformam em campeonatos, devido a pressões da direcção, dos sócios ou até dos próprios jogadores. Estes campeonatos são sem duvida uma prova de regularidade que marcam, por vezes, toda a história do clube. È de referir também que, por estranho que pareça é durante campeonatos deste tipo que surgem mais propostas para amigáveis (ninguém me tira da cabeça que é por pensarem que a equipa se encontra em melhor forma devido à preparação quase diária a que é sujeita).

Taça: meus amigos…a taça é a prova onde é todos contra todos, é a prova em que não há escolha da equipa…é o que sai em sorte. Mesmo estando a nossa equipa na segunda divisão de honra é possível jogar contra o campeão nacional ou contra o águias de Alpiarça. Há quem diga que é uma prova a duas mãos mas eu acho que é uma prova em que os jogadores dão o corpo todo…o que têm e o que não têm.
E o mais engraçado é quando a equipa mais fraca ganha vai-se logo gabar «fez-se taça fez-se taça»…mas esquecem-se que a culpa da derrota da mais forte foi do álcool ou de ter jogado com os suplentes…essa é que é essa!

Taça intercontinental: esta, meus amigos nem todos a jogam durante a longa história de um clube. É um jogo que só acontece uma vez na vida (quando acontece) e que nos permite jogar com uma equipa de um campeonato muito…superior ao nosso. Estes jogos passam à frente de todos os outros como mostrou o Porto este fim-de-semana que adiou o campeonato para a poder jogar. Pode mesmo ser considerada uma davida do senhor e que como tal nunca deve ser rejeitada, a não ser que a equipa jogue já numa liga espanhola ou inglesa.

Liga dos campeões: É um campeonato duro, que exige muito esforço concentração e alguma sorte. Todos os clubes de dimensão razoável lá vão chagando de vez em quando mas poucos passam da fase de grupos. Um gajo até fica todo contente porque se qualificou mas depois o jogo por vezes mostra-se demasiado «mastigado a meio campo» para o estilo de jogo a que estamos habituados.
São estes os tipos de jogos que qualquer clube tem de enfrentar na sua história e é importante não esquecer que não vale a pena passar por eles com uma atitude defensiva porque o importante são os golos e o espectáculo (jogadas bonitas, trocas de bola, fintas impossíveis e golos de meio campo).

Fico-me por aqui… mas deixo um desafio a um escriba deste blog…o maravilhoso mundo das tácticas de jogo está ainda por explicar mas deve continuar assim por muito mais tempo!

Bom vou ver a bola porque hoje joga o Benfica (xato xato é quando o Benfica joga em casa…acaba sempre em desilusão para os adeptos)!

2 comentários:

Luís disse...

Este texto não é para todos. por issso nem todos o vão perceber. mas está bem escrito para quem não gosta de "futebol" e gosta de bola. por isso todos vão gostar.

Quando o benfica joga em casa é a autêntica desilusão. quer seja amigável, campeonato ou qualquer taça...

as tácticas de jogo são muito à frente e nem todos estão dispostos a "entrar" nesse campo. quiçá um dia...

xp disse...

Como é óbvio tenho de comentar este texto!
Está muito bom!!!

Vou fazer por escrever acerca do "jogo" propriamente dito, e pelas diferentes tácticas.

PARABÉNS.

Visitas aqui ao cú mulo da parvoíce a partir de 11/09/2007 porque perdi o outro antigo

Contribuidores

Arquivo Morto 1xis2hs