in http://jogosolimpicos.com.sapo.pt/atletas/bubka.htm
Sergei Bubka, o ucraniano saltador à vara, que quebrou o recorde do mundo por mais de 30 vezes, venceu a medalha de ouro nos J.O. de Seul em 1988.
Nasceu em 1964 em Voroshilovgrad (agora Ludansk), foi um bom atleta dos 100 m e salto em comprimento, mas tornou-se um competidor de classe mundial no salto à vara.
Em 1983, desconhecido dos "meetings" internacionais, venceu o Campeonato do Mundo em Helsínquia, Finlândia, e no ano seguinte conquistou o seu primeiro recorde mundial ao saltar 5m e 75cm.
Até ao colapso da URSS no passado ano de 1991, Bubka competiu pela equipa Soviética.
O sistema desportivo soviético premiava os atletas por conquistarem novos recordes mundiais, e ele tornou-se notado por estabelecer novos recordes por escassos centímetros, algumas vezes somente por um centímetro. Esta sua capacidade possibilitou-lhe frequentemente angariar quantias financeiras e fez de Bubka uma atracção nas competições.
Nos J.O. de Seul em 1988, na Coreia do Sul, Bubka ganhou a medalha de ouro como se esperava, mas houve um desapontamento por ele ter falhado o recorde mundial. Mas no final de 1988 tornou-se o primeiro saltador a saltar os 6 m.
Em Março de 1991, no "meeting" de recinto coberto em San Sebastian, Espanha, ele passou os 6,1 m; mais tarde nesse ano passou essa altura em recinto aberto. Esperava-se que ganhasse a uma segunda medalha de ouro nos J.O. de Barcelona em 1992, e causou sensação quando falhou a qualificação para a competição.
Contudo, Bubka continuou a quebrar recordes, e em 1995 em Gotemburgo venceu novamente a medalha de ouro no Campeonato do Mundo. Tornou-se então o único atleta a ganhar uma medalha de ouro em cada um dos 5 Campeonatos do Mundo, e a totalidade de medalhas de ouro ganhas em competições individuais talvez nunca seja igualada.
Sem comentários:
Enviar um comentário