Gostaria de falar um pouco sobre bolas de Berlim. Porque é que aquele bolo, que consiste num pedaço de massa, frita, com um corte a meio para colocar creme, e que, uma vez que ainda não tem as calorias suficientes, tem açúcar por fora, se chama Bola de Berlim?
A parte da bola, percebo, já que aquilo tenta ser uma bolinha. Agora a parte “de Berlim” é que me escapa.
A ser originário de Berlim, acho que era importante frisar de que parte de Berlim.
Até à década de 90 do século XX, a cidade de Berlim encontrava-se dividida. Havia a parte Ocidental e a parte Oriental. Nesses anos, havia diferença entre as bolas de Berlim Ocidental e de Berlim Oriental?
E qual seria essa diferença? Será que uma Bola de Berlim Oriental era mais saudável, não contendo aquele creme imperialista, que serve sobretudo para engordar ainda mais, ou será que a Bola de Berlim Ocidental estava ao alcance de todos, em virtude de estar mais democratizada?
E na fase em que a cidade de Berlim estava dividida em quatro sectores, o que distinguia a Bola de Berlim Francesa da Bola de Berlim Soviética?
E o que distinguia a Bola de Berlim Britânica da Bola de Berlim Americana? Bem, neste caso, acho que o que distinguia era o sotaque…
Para sintetizar um pouco as diferenças, enumero aqui alguns pontos:
Bola de Berlim Americana: Com mais creme e mais açúcar que todas as outras, distinguia-se facilmente das demais por estar disponível em vários tamanhos, Mini, Média, Large, King Size e Soccer Berlin Ball Size. De referir que o tamanho mais pequeno, era maior que todos os outros modelos das Bolas de Berlim dos restantes sectores.
Bola de Berlim Francesa: Símbolo da nouvelle cuisine française, este bolo era uma autêntica obra de arte, sendo servido num guardanapo enorme face ao bolo, e caracterizava-se também por ter muito pouco creme.
Bola de Berlim Britânica: Servida com batatas fritas, este bolo devia ser comido acompanhado de uma cerveja. Ideal para comer em bares e pubs enquanto a chuva lá fora cai copiosamente.
Bola de Berlim Soviética: Símbolo do comunismo e da comunhão entre todos os membros da sociedade, este bolo fora adaptado de forma a que todos tivessem a mesma quantidade de creme. Como resultado disso, a típica Bola de Berlim Soviética não tinha creme, sendo o açúcar escasso, ficando por isso com um sabor amargo.
Em suma, consegui estar aqui a falar de uma coisa bastante estúpida, mas creio que consegui colocar alguma credibilidade no assunto, o que fará com que todos nós pensemos duas vezes na próxima vez que pedirmos uma bola de Berlim…
Sem comentários:
Enviar um comentário