Já se vê fumo branco vindo da chaminé! Não, não estou aqui para vos falar da temática das lareiras e da velha teoria que quem está à lareira a mexer no fogo faz xixi na cama, mas sim para me lançar num tema que é sempre polémico...religião…mais especificamente o novo Papa.
A questão começa logo aqui…novo Papa?! Com 79 anos?! Ó meus amigos…eu não quero ser agoirento mas cheira-me que não vamos estar muito tempo sem voltar a ver fumo branco. O senhor até pode ser muito fixe e continuar o bom trabalho que o anterior Papa realizou mas quando conhecer os cantos à casa já o tico e teco dele andam às cabeçadas! Aquela história do jovem, dinâmico, empreendedor, capaz de fazer sentir a sua voz?! Não…?! Tudo bem mas a mim parece-me que eles estavam a gostar da reunião e então decidiram optar por escolher o mais velho na esperança de se encontrarem todos de novo daqui a uns anos para tão fraterno convívio!
O poder das televisões é de facto fantástico. Ontem milhões de pessoas estavam sentadas no sofá, pregadas à televisão, a olhar para uma transmissão em directo na qual não havia nada para ver a não ser o famoso fumo branco! Intriga-me este fenómeno. É que a decisão é muito importante mas estar a olhar para o exterior de uma casa em directo sabendo que nada se vai passar não é propriamente interessante!
Outra coisa que me intrigou foi a transmissão que eu ouvi…eu que soube a noticia pela rádio fiquei confundido ao inicio. Um gajo liga o rádio e ou um senhor que já tinha idade para ter juízo a relatar a situação como se estivesse a relatar um golo do glorioso ou até mesmo a denunciar um incêndio em plena serra da Malcata! «Jàááá se vê fumo branco…talvez seja…é mesmo… é da chaminé….confirma-se… a multidão agita-se, bandeira no ar, e teeemmmmooooossssss Papaaaaaaaaa». É assim, eu sou católico, sou bastante liberal e há coisas com as quais até nem concordo mas acho que a missão de anunciar o novo Papa não deveria ser dada ao Gabriel Alves ou a alguém da sua craveira técnica!
Depois o concilio em si. Pelo o que me apercebi a decisão é tomada por votação directa por parte dos presentes. Isso não se fazia numa hora ou duas? Será que há campanha? Será que há uns morfes para se conhecerem todos primeiro. Não sei mas gostava de saber (peço desculpa pela minha ignorância).
Por fim resta-me uma questão…qual foi o critério seguido na escolha? É que a margem de progressão, o tempo de possível trabalho, a dispersão geográfica e capacidade para fazer evoluir a igreja (ao que dizem é um Papa conservador) não foram de certeza! No entanto e apesar de tudo parabéns e espero que cumpra a missão de forma tão exemplar como o seu antecessor!
2 comentários:
"...mas acho que a missão de anunciar o novo Papa não deveria ser dada ao Gabriel Alves ou a alguém da sua craveira técnica!"- eu discordo.
Aliás, Gabriel Alves comentou esta notícia da seguite maneira:
"E Habemos Papam! Ratzinger foi o escolhido. Ratzinger, número 69 nas costas, Cardeal capaz de celebrar missa a toda a largura da Basílica de S.Pedro.
Proveniente da escola germânica, onde o resultado é mais importante, em detrimento do espectáculo.
Prevê-se que a Igreja passe a funcionar mais em função do resultado, e um aspecto técnico importante, este Papa abençoa com 2 mãos!
E eis que entra Ratzinger! Abençoa-se, e cumprimenta a multidão. Optou por ter Bento XVI nas costas, como tal tratemo-lo por Bento XVI.
O departamento de Martketing do Vaticano obrigou-o a tomar esta decisão para vender mais camisolas, dado que Bento XVI é mais sonante que Ratzinger.
E dá-se o início à primeira celebração de Bento XVI.
Muito seguro no domínio das várias línguas, Bento XVI encontra-se em muito boa forma física.
Ooooooohhhhhhhhhhh... esta variação de Latim para Italiano foi Clero-Espectáculo!
Fantástico!
Desde Pio III que não se via tanta facilidade em troca de línguas!
Bento XVI a surpreender!
Um misto de fantasia e pragmatismo!
E os fiéis já têm um cântico para Bento XVI!
Vamos ouvir.
(e Gabriel Alves aponta o microfone para a praça- Ouve-se uníssono:
" Ééééééé, Bento XVI!
UUUHHH, ÁÁÁ!
Abençooooaaaaa...
Lálálálá!")
Lindo! Assim dá gosto ir à missa!
Ao contrário de Portugal, onde os fiéis amam as suas paróquias, e não o espectáculo da celebração!"
E com isto termino a citação.
Só tenho uma duvida. porque raio demoram tanto tempo a votar? se votam uma vez pq é q dp mudam?
No primeiro dia: "é negro, é negro" (e eu a pensar no nigeriano) "o fumo é negro".
Ontem: "é branco, é branco" e foi o alemão... acho que o nigeriano se sentiu um pouco frustrado...
Mas como dizia... se eles votam uma vez mudam dp pq? umas "hostias" para aqui e para ali... este mundon tão ineperceptivel...
Enviar um comentário