Bom Dia.
Acho que falo relativamente bem inglês, mas uma ligeira deficiência que tenho, ou melhor, um poupar de esforços, faz com que por vezes tenha algumas dificuldades.
É verdade, tal como uma parte considerável da população, sensivelmente 34,08%, não utilizo a totalidade das letras do alfabeto para comunicar oralmente.
Eu dispenso os LL’s, tal como 1/5 dos 34,08%. Há quem exagere nos RR’s, quem deslize nos SS’s, quem troque os RR’s por GG’s, quem troque os SS’s por XX’s, e ,imagine-se, há até quem não diga os HH’s!!
Por isso eu não dizer os LL’s não é assim tão grave. A falar português não me atrapalho muito, acho eu, mas a falar inglês...
Para se perceber melhor, no outro dia tive um almoço com a Lizzie2, sabem aquela modelo que aparece em todas as notas de libras, e a dada altura, na sequência da nossa conversa, ela pediu-me um conselho.
Após muito pensar, uma resposta lógica surgiu, e disse-lhe:
“We’ll look like little light livers!!”
Para quem não percebe inglês, isto quer dizer:
“A Liliana foi a Loulé ver o Louletano e achou lindo!!”
Claro está que só acabei de dizer isto após a sobremesa...
Percebem agora o meu problema? O que me consola é que não estou sozinho, e desafio todos a dizer a frase em voz alta.
Mas falando um pouco dos outros, gosto muito dos gapazes e das e das gapaguigas que tgocam os éggues pelos guês! Já imaginagam como é enguegaçado falague assim? Eu conheço eum gapaz assim. Chama-se Guicagdo Godguigues.
Também gosto dos que deslizam nos ésssssssessss. Sssão unssss mãossss-largassss porque utilizam maisss letrasss do que preccccisssam. Sssei de uma rapariga que fala asssim e chama-ssse Cccecccília Sssoussa.
E os que carrrregam nos érrrrres? Também têm a sua piada. Gerralmente têm rrraiva de serrr assim, mas eu acho que são um pouco prrreguiçosos... É que na nossa língua nem semprrre se deve carrregarrr nos érrrrres, mas eles carrrregam semprrre! Tenho um amigo assim, e nós trrrratamo-lo porrr Pedrrro Rrrroberrrto Amarrrrelo, que é o nome dele.
Trocar os esses pelos xx’s também acontece, maxó em alguns xítios. Não acho tanta piada a estes. Tenho um amigo que xe chama Xaul Xaraiva e fala axim.
Para acabar tenho de vos falar do homens com O grande, porque não dizem os agás. É orripilante saber da quantidade de omens que oje em dia falam assim. Vivem geralmente no emisfério norte, e para eles não à eróis! Gostam de tocar arpa e armónica, e por isso têm o péssimo àbito de ter mau álito, em parte devido facto de abitarem em aréns. Sei de um cujo nome é Orácio Olofote, que tem um irmão, o Erlander Olofote.
A acabar queria apenas dizer, e isto já é uma opinião pessoal, que acho muito mais piada a estas pessoas que têm estas imperfeições, e às que têm sotaque, do que as que falam “correctamente”...
Mas também gostaria de entrar num restaurante e conseguir pedir lulas...
Por hoje fico por aqui, sendo certo que voltarei( não sei é quantas mais vezes...)
Atenciosamente,
Com 1Xis e 2H’s
2 comentários:
MEU DEUS! MIEKO!! Do que me foste lembrar!!! O Louis...!! Uma vez pedi qualquer coisa emprestada a uma amiga minha e ela respondeu: "Já te empgesto.. é que eu ainda não expegimentei!!". Agora pode não parecer, mas na altura tive de soltar uma gargalhada.. apanhou-me desprevenida! E era ainda pequenita!! Também gosto muito da palavra "matgaquilhos"! Ehehehe! :)
ui, ui ui.
e os que não dizem nenhuma palavra?
os chamados "mudos"???
Enviar um comentário