domingo, janeiro 30, 2005

O sufixo -ada

Bom Dia.

No outro dia estava eu muito bem a ler um dos melhores blogues, se não mesmo o melhor da nossa era, o 1xis2hs.blogspot.com, quando, a dada altura reparei numa coisa num brilhante texto, do não menos brilhante Admetz( é verdade, Admetz é mesmo brilhante, e a provar isso mesmo está o facto de ser apelidado de Pirilampo Mágico por algumas pessoas. Porquê? Brilha no escuro? Não, não tem braços...).

Estou-me a referir ao sufixo –ada. Se repararmos bem, na língua portuguesa o sufixo –ada consegue atribuir uma conotação ainda mais positiva a qualquer palavra. Não acreditam? Então vejamos.
Imaginem o seguinte diálogo entre dois amigos.

-Então, logo à noite sempre vais ao jantar? Vai ser cá uma noite!
-Nahh, não me está a apetecer...
-Anda lá. A seguir ao jantar, vamos tomar café e beber um whisky.
-Não estou com disposição.
-E depois fumamos um charuto que eu arranjei.
-Epá, eu estou um bocado deprimido. A minha mulher deixou-me, ao ser-me diagnosticado cancro, para ir viver com a minha irmã, não levou os putos com ela, ainda por cima a mais velha está grávida de um gajo que está preso...
-...a mais velha que tem 16 anos?
-Não, não... Tem 15, faz 16 para a semana. O mais novo pediu-me para ir viver com o pedófilo do 5º esquerdo, e a do meio ficou sem bateria na cadeira de rodas. A minha sogra sobreviveu ao 4º enfarte, mas agora não mexe o lado esquerdo do corpo E como se isto não bastasse, o carro chumbou na inspecção!
-Pá, olha... Nem sei o que dizer...

Agora imaginem a mesma conversa, só que com a inclusão do sufixo –ada.

-Então, logo à noite sempre vais à jantarada? Vai ser cá uma noitada...
-Claro! Podia lá eu faltar!
-E como é que vai a família?
-Mas diz lá, a seguir à jantarada, há cafézada e uma whiskada, certo?
-Tu não eras para ir ao médico esta semana?
-Epá, não te esqueças de arranjares os charutos para fumarmos uma charutada depois!
-Que selo vermelho é este aqui no tablier?
-Olha, levo eu o carro. O meu Lada é um espectáculo! Passo em tua casa a que horas?


Percebem agora as diferenças?


Por hoje fico por aqui, sendo certo que voltarei... (não sei é quantas mais vezes...)

Atenciosamente,
Com 1Xis e 2H’s

1 comentário:

Luís disse...

O sufixo ada. muito bom.

Estás antento. não é a mesma coisa. a coisa fica logo mais alegre.


p.s:sim, também te acontece?

Visitas aqui ao cú mulo da parvoíce a partir de 11/09/2007 porque perdi o outro antigo

Contribuidores

Arquivo Morto 1xis2hs